Marketing de relacionamento: criando laços com o cliente.
- Rubens Yoshida
- 17 de fev.
- 3 min de leitura
Conheça as principais estratégias para manter clientes fiéis a uma marca.
Costuma-se dizer que o sucesso de uma empresa é medido pela quantidade de novos clientes que ela consegue atrair. Porém, também é muito importante cultivar a lealdade dos clientes já conquistados. Aí reside o papel do chamado marketing de relacionamento.
Toda a empresa deve entender que o custo de atrair um cliente novo é bem maior do que o de manter um cliente existente. Portanto, melhorar as taxas de retenção destes consumidores pode ajudar bastante na estratégia de marketing.
O marketing de relacionamento é parte do que chamamos de CRM (Customer Relationship Management). Ele dá uma ênfase especial no estabelecimento de relacionamentos mais próximos com o público consumidor.
Clientes fiéis são um bem muito valioso para as empresas, não só pelas compras que podem fazer. Eles são, sobretudo, ótimas fontes de referências e seus comentários podem reforçar a autoridade de uma marca e gerar novos consumidores.
De forma geral, o marketing de relacionamento adota estratégias diferentes em comparação às usadas para a obtenção de novos leads.
Quais são as estratégias de marketing de relacionamento mais usadas?
Embora não exista métodos ou estratégias padronizadas para a aplicação do que se chama de marketing de relacionamento, alguns pontos que visem a manutenção e nutrição dos clientes já adquiridos podem ser focados. São eles:
Investimento na relação através das mídias sociais
Uma forte presença nas redes sociais mais relevantes para a audiência é fundamental para o marketing de relacionamento.
Ao criar uma campanha de mídia social, a marca deve ter a ideia exata daquilo que seu público quer saber e qual a melhor maneira de fazê-lo interagir.
A identidade de mídia social da marca deve transmitir a personalidade que o consumidor deseja ver.
Priorização do atendimento ao cliente em diversas circunstâncias
Se o marketing de relacionamento significa interagir com clientes de maneira positiva, as empresas devem oferecer suporte pessoal consistente.
Quando o atendimento ao consumidor é prioridade, a marca mostra que se importa com as necessidades do seu público.
Nos mais diferentes aspectos das operações, sempre devem ser considerados os possíveis problemas do cliente que possam surgir e como a marca planeja lidar com eles.
Manutenção do e-mail marketing
Embora se fale muito em redes sociais, o e-mail ainda tem um papel importante a desempenhar no marketing de relacionamento.
O e-mail marketing traz a chance de alcançar o público de maneira regular e consistente. O e-mail chega ao cliente em uma hora que ele está menos propenso a se distrair com outros conteúdos.
Assim, a marca deve usar esta oportunidade para compartilhar tipos de conteúdo que requeiram maior concentração.
É importante também considerar o envio de e-mails na frequência certa para que a retenção de clientes seja mais fácil e eficiente.
Envolvimento do público através do marketing de conteúdo
O marketing baseado em bons conteúdos fornece um tipo diferente de valor para o cliente. Ao focar no marketing de relacionamento, o conteúdo de uma marca deve ajudar seu público a aproveitar melhor seus serviços ou produtos.
Quando se fornece conteúdo verdadeiramente valioso, o público desenvolve um interesse natural, o que gera lealdade à marca.
Existem muitas outras formas de aplicar o marketing de relacionamento. Qualquer estratégia que tenha como foco o estreitamento do contato entre a marca e seu consumidor, quando bem aplicada, pode trazer resultados bastante interessantes de crescimento para as empresas.
Comments